sexta-feira, 11 de março de 2011

Carta aberta ao povo Viamonense

Mulheres protestam contra as posturas autoritárias do prefeito Alex Boscaine

"Não haverá diálogo e parceria do movimento de mulheres e feministas, caso o prefeito não reestabeleça os serviços conquistados pelo Movimento de Mulheres em Viamão."

O encaminhamento aciema foi enviado ao Diretor de Direitos Humanos, que representava o governo na plenária chamada pelo Fórum d eMulheres, COMDIM e pela Rede de Atenção ás Mulheres, na quinta-feira dia 10/02/2011.
São três anos de retrocessos, desrespeito e violação aos direitos das mulheres em Viamão. Desde 2008 as mulheres de Viamão vem sofrendo com o fechamento da Coordenadoria da Mulher, Centro de Atendimento, cancelamento do convênio para abrigar mulheres vítimas da violência, e término dos programas voltados para as mulheres.

Acompanhe a Luta da Mulheres

Em novembro de 2008, o prefeito alex Boscaini fechou a Coordenadoria da Mulher, criada atrav´s de projeto de lei no Governo Ridi-Ester. Extinguiu também o centro de atendimento à mulher na parada 44 e terminou com os atendimentos descentralizados na região rural.

As Consequências

As mulheres ficaram sem atendimento na rede de atendimento do CRAS e nas US. Caiu drasticamente o número de atendimentos e perdeu-se o convênio da Casa de Abrigo. Os equipamentos adquiridos com recursos federais estão sem uso há três anos. Oficinas de capacitação, prevenção e sensibilização não aconteceram mais e os demais programas foram inviabilizados, pois as mulheres ficaram sem espaço específico para os atendimentos.

O Resultado

As mulheres fizeram um relatório com balanço das perdas dos três primeiros meses e entregaram ao prefeito a seguinte solicitação, onde nada foi atendido:
-Retorno da Coordenadoria da Mulher, com o tamanho da equipe esxistente antes,
-Retomada dos programas,
-Retorno do Centro de Atendimento,
-Reestabelecimento das pol[íticas públicas para as mulheres.

As mulheres passam a protestar na ruas:
2009
No 8 de março de 2009 na Marcha da Mulheres houve uma performance teatral e utilizaram um boneco que representava o prefeito, atirando sapatos nele em praça pública. Surge uma ennorme fila de populares que aderem ao protesto e atiram sapatos no boneco. Após uma comissão de mulheres entrega á acessoria do prefeito o "Manifesto de Amor a Cidade", documentoque protesta e delata o desmantelamento das políticas públicas. Distribuem masi de 1000 manifestos nas sinaleiras.

2010
Neste ano foi necessário mais ousadia. Mulheres ocupam a praça de surpresa às 3 horas da manhã e iniciam um acampamento. A praça amanhece toda lilás. Uma performance teatral com perna de pau recebe a população com música, chimarreada e distribuição de manisfesto. Durante todo o dia ocorreram oficinas e foi montada uma linha do tempo, mostrando ano a ano os avanços e conquistas das mulheres, chegando em 2008, onde se deu o início a um forte retrocesso. A promotora pública Gizele Moretto visita a manifestação na praça e se reúne com lideranças. Todas definem que, esgotadas as possibilidades de diálogo, seria encaminhado o caso ao Ministério Público (MP). Como as mulheres não tiveram suas reivindicações atendidas, o caso foi mesmo parar no MP.
Após várias audiências públicas intermináveis, foi determinado pelo Ministério Público que o governo deveria retomar as políticas públicas existentes anteriormente ou devolver recursos oriundos do Governo Federal.

2011
Nenhuma reivindicação foi atendida. Ao ser cobrado pelo Ministério Público Federal sobre a aplicação dos recursos, o governo recebe a determinação de que precisa utilizar os equipamentos adquiridos para o atendimento a programas voltados para a mulher ou devolver os recursos. Em reunião do Movimento das Mulheres em 10 de fevereiro, o representante do prefeito, ao ser questionado sobre sua posição, responde não saber qual é a decisão do governo,mas propõe que o movimento se some à agenda montada pelo governo para 8 de março, que prevê atividades nos CRAS, com serviços de beleza-saúde, propondo até uma marcha das mulheres, atividade esta protagonizada historicamente pelo Movimento Feminista, e apenas apoiada pelo governo através da Coordenadoria da Mulher. A marcha das mulheres que culmina sempre com a "Festa na Praça" foi sempre organizada pelo Movimento de Mulheres. Hoje o governo está se apropriando dessas atividades na sua programçaõ. É bom ressaltar que é impossível conciliar a luta das mulheres com umas programção governamental. Indignadas, as mulheres foram unânimes e decidiram que não haverá parceria para qualquer atividade, caso não venha um retorno positivo por parte do Governo Municipal, pois entendemos que 8 de março é um dia de luta e de reflexões.

Estavam presentes na reunião as seguintes entidades:
AETMV, Casa de KETO, Viandantes, UTV, Instituto Travessias, Zumbi dos Palmares, Marcha Mundial de Mulheres, Clube de Mães Farroupilha, Liga Brasileira de Lésbicas, APAE, Rede de Atenção às Mulheres, Fórum de Mulheres, Amavida, Movimento de Cidadãs Positivas.

Cooptação de lideranças do Movimento
Tem sido prática deste governo a cooptação do movimento pópular. O prefeito tem oferecido "benefícios" ás lideranças comunitárias para que as mesmas deixem o Fórum de Mulheres e o Movimento organizado e apoiem o governo. Estes "benefícos" vão desde cargos comissionados no governo até benefícios para suas entidades, além de promessas de apoio a candidaturas femininas em 2012. Sabemos que há entidades que fazem parte do Fórum de Mulheres que cederam e passaram para o lado do governo. Essas práticas são ultra-reacinários, anti-éticas e politiqueiras e podem até dar resultados aparentes imediatos, mas a história da mulheres as julgarão. Essas pessoas serão responsáveis junto com nossos algozes pela vitimização de tantas mulheres que não têm aonde recorrer péla defesa de seus direitos, pelo autoritarismo do gestor da cidade. Teremos Boletim Quinzenal informando a comunidade sobre essas caminhada.
Junte-se a nós!
Assinam o manifesto: Fórum de Mulheres, Rede de Atenção às Mulheres e Conselho da Mulher de Viamão.

Ato público das mulheres: 11 de março de 2011.
Contato: 34468473



Protestamos não só contra o fechamento da coordenadoria mas também pelo fechamento do teatro público, da biblioteca pública que até hoje não se sabe onde foram parar os livros, o fechamento da sala de exposição Curtis, o fechamento do museu, o fechamento da casa de passagem, protestamos contra a decadência que Viamão está vivendo na mão desse governo. Queremos é mudar esse caminho, fazer da nossa cidade realmente nossa. Por uma cidade melhor pra todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário